Blog do Colégio

Posts Anteriores 2011

Colégio FAAP em visita ao Museu da Língua Portuguesa

Para responder a tais questões – focadas na arte, na literatura e na língua portuguesa –, iniciamos 2011 com um profícuo estudo da nossa língua materna, conduzindo os alunos da primeira série do Colégio FAAP a desvendarem as teorias envolvidas e aplicá-las nas visitas à exposição Marcas do Expressionismo, no Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP, e nas várias instalações do Museu da Língua Portuguesa.

Leia na íntegra

Um caminho para o mundo interior do ser humano

"A expressão reta não sonha. O olho vê, a
lembrança revê, e a imaginação transvê.
É preciso transver o mundo. Isto seja:
Deus deu a forma. Os artistas desformam."
Manoel de Barros, poeta.

Leia na íntegra

Aprendendo e ensinando fora de sala: a Semana do Colégio FAAP de São Paulo

Buscar novas estratégias de aprendizagem na era digital pode ser uma tarefa mais fácil do que se imagina quando se tem um projeto pedagógico consistente e realista. Apesar de todas as alternativas que a inovação oferece, inovar é muito mais do que recorrer a novas tecnologias. É buscar, no imenso espectro de possibilidades, aquelas mais eficazes mesmo que, num primeiro momento, pare çam ultrapassadas: aqui reside a ousadia!!!

Leia na íntegra

Faltou nota para os Professores: O Colégio FAAP de São Paulo em Ribeirão Preto

Tudo o que não se poderia esperar era que, em meio à natural tensão de um dia de pesadas provas bimestrais, com a maioria dos alunos aproveitando os míseros minutos que antecediam ao sinal, um grupo descontraído e sorridente atravessasse a pequena e aflita multidão de alunos puxando malas e carregando mochilas. Olhares atônitos revelavam a perplexidade ante tamanha injustiça: "Enquanto nós seremos submetidos aos horrores de
avaliações, esse grupinho parece que estará viajando!"
De fato, aquela era a delegação do Colégio FAAP de São Paulo que, naquela manhã de 15 de setembro, partia para o campus FAAP de Ribeirão Preto para representar o colégio no Fórum FAAP de Desenvolvimento 2011.

Leia na íntegra

A bendita culpa de Alfred Nobel

Por mais que moderníssimas tecnologias sejam aplicadas à educação, por mais que a pedagogia, tangida por interpretações ideológicas e "novas luzes", priorize novas estratégias e procedimentos, ainda assim, após 40 anos de magistério e direção, continuamos a crer que ensinar é ação exemplar. O que, de fato, ensina é o exemplo e o resto é incentivo, apoio, estímulo, facilitação do acesso às lógicas das diversas ciências: o verdadeiro encantamento para se enfrentar as agruras do estudo só se consegue, geralmente, pela ação encantadora e exemplar dos pais ou de professores.

Leia na íntegra

Um chocante deslumbramento: o Colégio FAAP na AACD

Ao educador compete a percepção constante e aguçada do caçador, em que pese o fato de a metáfora ser politicamente, inadequada, ela nos ajuda: as pistas do objeto da educação são, quase sempre, muito tênues e enganosas; os indícios dos caminhos a seguir para que consigamos capturar o educando são confusos e perdidos numa floresta de armadilhas e preconceitos.

Ter a certeza da hora e do modo de se conquistar os jovens é sempre um risco que se tem que correr já que, o maior erro, é não tentar!!!

Leia na íntegra

Um Colégio onde a falta de limites é importante

Poucas afirmações são mais recorrentes quando se comenta sobre os adolescentes do que citar os "limites": sem dúvida, em nossos dias, um dos mais graves problemas enfrentados pelas nossas elites universitárias quando chegam ao mercado, segundo os mais qualificados recrutadores, é que as mesmas apresentam um muito grave defeito, a ignorância do trato hierárquico, sobretudo por acreditarem que democracia é sinônimo de inexistência de graus diversos de autoridade e do reconhecimento formal daquilo que chamamos respeito.

Leia na íntegra

O que os clássicos têm a nos ensinar?

Em férias, nada melhor, além de passear, do que "colocar em dia" aquelas tais leituras que passamos um ano inteiro prometendo que iríamos fazer ou refazer, mas que sempre foram deixadas, pelos compromissos diários, para depois. Desta vez, enfrentei o "deixar para depois" e mais uma vez, com grande prazer, reli Crime e Castigo, de Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski. É uma daquelas obras que sempre digo aos alunos que leiam, sem pressa, pois nos engrandecem como seres humanos. São clássicos, como este, que nem sempre aparecem nos exercícios realizados na sala de aula ou nas provas, mas que propiciam ensinamentos que não devem ser quantificados, mas sim levados para toda a vida.

Leia na íntegra

Reflexão sobre a questão do conhecimento em duas obras platônicas: Teeteto e Fédon,
e possíveis desdobramentos existenciais para o homem de hoje

A seguinte reflexão poderá parecer por demais acadêmica. No entanto, sendo a FAAP instituição de excelência na construção do saber de nossa juventude, parece-me oportuno desenvolver, mais frequentemente, colocações que emanem do campo filosófico, pois que este, precipuamente, tem a qualidade de se perguntar por tudo o que é, tudo o que existe e como existe, ou seja, gerar inquietação e, consequentemente, busca por respostas, como é da natureza da filosofia.

Leia na íntegra

Crônica da recriação: visitem a nossa cozinha

Grande parte das atividades que julgamos prosaicas, por rotineiras, tem, para os de fora, o encanto dos "lugares insuspeitados onde as coisas são feitas", mas por nos chegarem prontas, ganham cores de fantasia quando são, apenas, oficinas de árduo trabalho.

Para que um ano letivo possa se concretizar e cumprir suas metas estratégicas a partir de um projeto educacional coerente, deve haver todo um conjunto de diretrizes e ações operadas por uma equipe afinada e coesa trabalhando no contrafluxo do tempo, pois, no ventre de um ano que se encerra, deve ser gerado o novo.

Leia na íntegra

Vocês são uns loucos: o perigo dos que julgam sem saber ou crônica de uma tarde de estudos

Um sol de dourado intenso enriquecia a tarde, tornando ainda mais grandiosa a fachada da FAAP, quando o grande ônibus abriu sua enorme porta para que os mais de 30 alunos do Colégio FAAP fossem, ruidosamente, ocupando os seus lugares com a alegria dos libertados.

Leia na íntegra

É preciso aprender a amar

O primeiro projeto do Círculo de Leitura do Colégio FAAP – em tempo integral e bilíngue – traz como tema central o sentimento do amor. Nosso objetivo é sensibilizar o participante em relação a esse sentimento por meio da Literatura.

Apenas e tão somente aquilo que parte do coração gera vida. Em seguida, o pensamento, construído pela razão, transforma nossos sonhos em projetos.

O amor constitui a essência do homem. Nasce no indivíduo e se configura no coletivo.

Cada ser é um coração singular, portanto deve ser respeitado em sua essência; no entanto, constatamos apenas a nossa existência quando somos descobertos pelo outro. E é isso que nossos jovens desejam. Quanta infelicidade presenciamos nos que ainda não conseguiram ser vistos sequer pelos mais próximos!

Leia na íntegra

O Colégio FAAP no VII Fórum FAAP: jogando em casa sem torcida

Desde a primeira edição do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, o Colégio FAAP se fez presente, como não poderia deixar de ser, mas sempre com aquela sensação por parte de seus alunos de "estar jogando em casa sem
sua torcida" já que, em nossos fóruns, também somos visitantes.

Leia na íntegra

O Professor nota dez - Avaliando os que avaliam

Sendo a Qualimetria uma revista umbilicalmente ligada ao ensino, mas tendo um amplo espectro de leitores, nós, colaboradores, devemos situar os nossos leitores menos ligados à cultura educacional, mas que, como qualquer ser humano em tempos de educação permanente, precisa saber o que gravita nesse universo que se protege muito dos estranhos. Sobretudo porque, felizmente, todos os seres humanos, durante toda a sua vida, de alguma forma, estarão envolvidos na questão educacional: passadas as preocupações escolares com os filhos, vêm os netos e, como nunca, as necessidades didáticas que a era da comunicação impõe ao profissional de todas as áreas de expor projetos e ideias, assumindo alguma tarefa didática. Enfim, identificar a excelência didático-pedagógica nos quadros de uma instituição sem confundi-la com equipamentos ou outros índices promocionais é a via mais segura de se escolher e é um serviço que buscaremos prestar.

Leia na íntegra

Por que estudar Geografia

Entre os inúmeros argumentos capazes de responder a pergunta solicitada, minha disciplina – Geografia – aborda temas contemporâneos, exige posicionamento dos alunos perante situações sistematizadas e amplia a compreensão dos assuntos mais debatidos na atualidade. A Geografia oferece esclarecimento sobre as ocorrências de terremotos, erupções vulcânicas, sobre a dinâmica climática, sobre os tsunamis, as migrações, as produções agrícolas e a diversidade cultural. Analisa o espaço mundial da produção, da circulação de capital, pessoas e mercadorias e das comunicações, sob o prisma da tecnologia e da globalização, e tantos outros assuntos que fazem parte de nosso cotidiano.

Leia na íntegra

A Biologia e a sua importância

O que é Biologia?
Fatalmente, essa é a primeira pergunta que faço a meus alunos no primeiro dia de aula. Qual é a sua importância? De onde viemos? O que nos distingue da samambaia que sua tia tem no meio da sala? E de uma pedra? Nessas alturas, o aluno começa a pensar: "Aonde essa louca quer chegar?" "Ah, deixe-me continuar viajando de olhos abertos!" Ou, ainda: "Por que eu levantei da cama hoje?"

Leia na íntegra

A importância da Educação Física no ensino médio - Autonomia para promoção da saúde

É preciso levar em consideração que a interação e a aproximação das pessoas interligando o mundo, fruto e resultado do processo de globalização sob os mais variados aspectos (econômicos, sociais, culturais e políticos), também acontecem no âmbito esportivo, fenômeno da atividade física, saúde e qualidade de vida e tecnologias voltadas para a promoção da saúde.

Leia na íntegra

A Matemática a serviço do Homem

Um pouco de sua história
Por volta dos séculos VIII e IX a.C. (antes de Cristo), a Matemática, para os egípcios e babilônios, não era uma ciência organizada, mas somente usada para resolver suas necessidades práticas, como contar a quantidade de ovelhas em um rebanho, por exemplo.

Na Grécia, a partir dos séculos VI e V a.C., foi encarada como uma ciência, levando em consideração problemas relacionados com processos infinitos, movimento e continuidade, aparecendo então o método axiomático – dedutivo.

Leia na íntegra

Um colégio que nasceu universitário

Causa e solução de todos os problemas de uma sociedade, a educação, sobretudo quando se fala em educar nativos digitais, tornou-se um desafio civilizatório: violência, saúde, meio ambiente, paz, enfim, todas as mazelas que nos fazem temer pelo futuro só têm uma forma de encaminhamento, a preparação dos jovens para, mais do que superá-las, não gerá-las. Mas quando falamos de uma geração filha desse mundo, de desconhecidos criados por uma tecnologia que subverteu muitas das referências humanas anteriores, que minimizou espaço e tempo, que colocou todo o conhecimento humano ao alcance de um toque de botão, temos que rever nossas estratégias, nossos métodos e, principalmente, termos o máximo de segurança nos valores que suportam nossas atitudes, já que apenas o exemplo ensina, e que o resto do processo educacional é estímulo, amparo e orientação.

Leia na íntegra

Vivenciar a Arte

Ao se dedicar à arte, você pode provocar emoções; proporcionar prazer estético; comunicar aos outros os seus pensamentos; sentir alegria ou satisfação durante o ato criativo; explorar novas formas de expressão; perpetuar sua existência no mundo; divulgar suas crenças; ocupar o tempo de forma criativa; documentar seu próprio tempo; homenagear alguém, algum fato ou ideia; manipular cores, formas, gestos, espaços, sons, silêncios, superfícies, movimentos, luzes...

Leia na íntegra

11 motivos para você amar a Língua Portuguesa

"As fronteiras da minha linguagem
são as fronteiras do meu universo"
Ludwig Wittgenstein

Leia na íntegra

A arte de falar e escrever bem

Quando se fala em educação é comum a referência às competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas, transformadas e fortalecidas durante os três anos do ensino médio.

Leia na íntegra

A importância da Química

Quando uma folha de árvore é exposta à luz do sol e é iniciado o processo da fotossíntese, o que está ocorrendo é química. Quando o nosso cérebro processa milhões de informações para comandar nossos movimentos, emoções ou ações, o que está ocorrendo é química.

Leia na íntegra

Curso de Língua Espanhola - adiós ao portunhol

– Sim, nós falamos inglês! – E mandarim! E espanhol também! Hoje não há mais a língua que todo mundo fala, há várias e, entre elas, a língua espanhola vem a cada dia ganhando mais destaque.

Leia na íntegra

Escolas e famílias no olho do furacão - educar a geração digital

Qualquer época que se considerar nos mostrará um educador preocupado em entender "o que aconteceu com este jovem de hoje" e tentar saber por que ele é tão diferente.

O "novo tempo", quer ele estivesse de calças curtas, ou com longos cabelos, ou coberto de tatuagens pelo corpo, sempre causou surpresa e polêmica porque ele é a encarnação do novo que se faz mistério, nos desafia e ameaça e, para o educador, é um ideal a realizar.

Leia na íntegra

Novas modalidades de analfabetismo e exclusão

Se a nova face econômica da contemporaneidade foi marcada pela expansão dos mercados que se globalizaram e se espalharam pelos tentáculos da Revolução Industrial, como é de comezinho conhecimento, da mesma forma, ela significou a imposição de uma nova língua àqueles que queiram sobreviver nestes tempos de comunicações geneticamente modificadas pela rede mundial de computadores, o inglês.

Leia na íntegra

Fale com o Prof. Henrique
(11) 3662-7145

ou

Mande um e-mail

Posts Anteriores

 
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - CEP 01242-902 - São Paulo/SP - Tel (11) 3662-7072 / (11) 3662-7525
© Copyright 2002 / 2020 FAAP - Todos os direitos reservados