Blog do Colégio

Posts Anteriores 2015

Nossos filhos estrangeiros: os nativos digitais

Partindo-se do princípio indiscutível de que o educando é o sujeito da educação e de que todo o resto é secundário, o trabalho essencial do educador é decifrar esse ser em constante mutação, sem o que qualquer esforço será nulo.

Leia na íntegra

Círculos de leitura facilitam a compreensão de obras literárias

Implantado no Colégio FAAP há quatro anos, o Círculo de Leitura é uma das iniciativas que desde o início mostrou que tinha todas as chances para dar certo. É realizado pelo menos duas vezes por semana em todas as classes do período integral, oferecendo a oportunidade aos alunos de analisar as obras literárias, em especial as clássicas. A leitura dos livros é sempre em voz alta. "A compreensão é mais fácil quando se lê dessa forma", explica a professora de Língua Portuguesa, Sandra Raposo Tenório.

Leia na íntegra

Para não azedar o panetone: reprovações para educar

Se falar em corda na casa de enforcado é de muito mau gosto talvez, seria equivalente, falar de reprovações antes do final do ano letivo: educar é, sempre, pensar nos desgarrados, naquela minoria que falha e que, por isso mesmo, deve ocupar um especial lugar em nossa atenção.

Leia na íntegra

Adultos conscientes e economicamente responsáveis

Saber planejar e controlar gastos também deve fazer parte da rotina do jovem no começo da vida adulta. Em períodos de crise econômica, principalmente, administrar bem as finanças deixa de ser uma atitude necessária e passa a ser obrigatória. De acordo com levantamento do Serasa Consumidor e IBOPE Inteligência, pessoas entre 16 e 24 anos são as que possuem menos controle da sua vida financeira no Brasil.

ENEM 2015: em véspera de competição não se treina

Administre o tempo, comece a responder as questões das áreas que você domina mais, não perca o foco da redação e leia tudo com muita atenção. Essas são algumas dicas do professor Henrique Vailati Neto para os estudantes que vão fazer a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no próximo fim de semana (24 e 25 de outubro).

Prof. Vailati grava podcast no estúdio da Rádio FAAP

Tags: ENEM, Colégio FAAP, FAAP, Ensino Médio, Exame Nacional do Ensino Médio, vestibular, Rádio FAAP

Matéria original publicada no link: http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-faap/enem-2015-em-vespera-de-competicao-nao-se-treina/

Vestibular, casamento e divórcio

Se à primeira vista o tema possa parecer esquizoide, uma pitada de paciência será suficiente para demonstrarmos o paralelismo entre tais assuntos na vida dos adolescentes.

Leia na íntegra

Rompendo os muros da sala de aula

Em cartaz no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), a exposição Françoise Schein – artista dos direitos humanos foi cenário para a aula de artes dessa semana de uma das turmas do 2º ano do Colégio FAAP-SP. Entre obras e artigos retirados da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1789, inspiração para os trabalhos da artista, os alunos discutiram sobre direitos, igualdade, liberdade de expressão, entre outros temas que permeiam a mostra.

Escola nova, antigas dúvidas

Escolher uma nova escola para os filhos é tarefa tão importante quanto difícil e arriscada: uma escolha equivocada, mais do que eventuais fracassos escolares, pode representar traumas e desencantos na tão difícil tarefa de educar nestes tempos de complexidade.

O transe se aprofunda quando a mudança se dá na passagem para o Ensino Médio: a perspectiva da escolha da carreira e do desafio do vestibular aproxima as famílias das previsíveis ameaças de um mercado de trabalho altamente competitivo, criando imagens de um futuro ameaçado.

Leia na íntegra

O desafio da nova escola

Carregando vídeos

Dicas para o ENEM